Candidatos devem usar máscara e prova ocorre no sábado (30) e no domingo (31), em grupos separados, devido à pandemia do novo coronavírus. Veja número de inscritos e cursos da região. Mais de 5,3 mil estudantes fazem primeira fase da Unesp neste final de semana na região
Francisco Carlos Rocatelli
A primeira fase do vestibular da Universidade Estadual Paulista (Unesp) vai reunir 5.306 estudantes em Araraquara, Rio Claro e São João da Boa Vista, neste sábado (30) e domingo (31).
Por conta da pandemia do novo coronavírus, a Fundação do Vestibular da Unesp (Vunesp) decidiu dividir os candidatos em dois grupos.
Veja a relação de candidato por vaga no vestibular da Unesp
Primeira fase do vestibular da Unesp acontece neste fim de semana
No sábado será a prova dos candidatos da área de biológicas. Já no domingo, será a prova para os cursos das áreas de exatas e humanidades, além dos treineiros.
Os candidatos deverão usar máscara para fazer o vestibular. (veja abaixo as orientações sobre a pandemia).
O exame tem duração de 5 horas, com 90 questões de múltipla. Os portões abrem 12h30 e fecham as 14h.
Inscritos na região
Em Araraquara são 2.752 candidatos disputando 855 vagas nos cursos de farmácia-bioquímica, engenharia de bioprocessos e biotecnologia; letras, pedagogia, ciências sociais, ciências econômicas e administração pública; odontologia e química.
Em Rio Claro são 1.467 candidatos disputando 485 vagas nos cursos de ciências biológicas, ecologia, educação física e pedagogia; ciências da computação, engenharia ambiental, física, geografia, geologia e matemática.
Em São João da Boa Vista são 1.087 candidatos disputando 80 vagas nos cursos de engenharia de telecomunicações e engenharia aeronáutica.
Medidas sanitárias
Portões para a realização do vestibular da Unesp serão abertos às 12h30 e fecharão às 14h
Felipe Mateus/Unicamp
Ao todo, 80.474 mil estudantes concorrem a 7.630 vagas espalhadas nos 23 campi paulistas e, para manter todos em segurança, além da divisão dos inscritos, outras medidas foram adotadas.
Uma delas foi o aumento do número de salas, passando de 1.989 para 5.228. Em média, serão 15 candidatos por classe, limitando a ocupação máxima a 35% para respeitar o distanciamento mínimo de 1,5 m entre os candidatos.
Como a entrada dos candidatos será em turmas escalonadas para evitar aglomerações, é imprescindível que os estudantes compareçam ao prédio no horário informado na consulta de local.
Orientações
Para fazer a prova, é necessário levar algum documento original que comprove a identidade, podendo ser:
RG;
Carteira de habilitação;
Certificado militar;
Carteira de trabalho;
Passaporte;
Registro nacional de estrangeiros;
Identidade expedida pelas forças armadas;
Carteira de órgão ou conselho de classe.
O exame deve ser resolvido utilizando caneta esferográfica preta e régua transparente, levadas pelo próprio candidato.
Também é obrigatório o uso de máscara de proteção facial, além da apresentação de uma máscara reserva e de um saco plástico para descarte da anterior.
A segunda fase será no dia 28 de fevereiro (prova comum para todos os candidatos, com 60 questões de múltipla escolha e uma redação).
Veja erros e acertos ao usar a máscara.
Rodrigo Sanches/Arte G1
Veja mais notícias da região no G1 São Carlos e Araraquara.