Em uma noite atípica e difícil no Equador, o Palmeiras foi surpreendido e terminou o primeiro tempo da partida de ida da semifinal da Copa Libertadores perdendo por 3 a 0 para a LDU. O jogo, realizado no Estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito, foi marcado pela intensidade dos donos da casa, que aproveitaram o fator altitude para construir uma vantagem robusta e colocaram o Verdão em uma situação delicada na briga pela final.
A LDU não demorou a abrir o placar. Logo aos 16 minutos, Gabriel Villamil recebeu um bom passe do lateral Leonel Quiñónez e finalizou cruzado, rasteiro, para balançar as redes e incendiar a torcida no Casa Blanca.
A pressão equatoriana resultou no segundo gol aos 27 minutos. Após um toque de mão de Andreas Pereira dentro da área, o árbitro Facundo Tello assinalou a penalidade. Na cobrança, o atacante Lisandro Alzugaray chutou com firmeza para ampliar a vantagem da LDU.
Para coroar a etapa inicial de domínio, a LDU marcou o terceiro nos acréscimos. Em uma bela jogada individual, o ala Bryan Ramírez invadiu a área e tocou para Villamil, que apareceu novamente para empurrar a bola para o fundo do gol, fechando o placar do primeiro tempo em 3 a 0.
Com o resultado parcial, o Palmeiras terá um desafio gigantesco no segundo tempo e, principalmente, no jogo de volta, para reverter a desvantagem e seguir sonhando com o título da Copa Libertadores.
