Um alerta meteorológico de curto prazo emitido pela Defesa Civil no fim da noite deste domingo (28) coloca o município de Lebon Régis e outras dez cidades da região em estado de atenção para tempestades severas. A previsão indica a ocorrência de raios, rajadas de vento, queda de granizo e risco de alagamentos pontuais.
O aviso, emitido às 23h33, tem validade para as próximas duas horas. Além de Lebon Régis, o sistema de instabilidade atinge diretamente os moradores de:
Caçador
Calmon
Curitibanos
Fraiburgo
Frei Rogério
Ponte Alta do Norte
Rio das Antas
Santa Cecília
São Cristóvão do Sul
Timbó Grande
Riscos e Recomendações
Devido à intensidade das rajadas de vento e da possibilidade de granizo, a orientação é que os moradores busquem abrigo em locais seguros e evitem estacionar veículos próximos a árvores ou placas de publicidade. Em caso de alagamentos, a recomendação é não trafegar em áreas inundadas e evitar o contato com a água.
"A população deve ficar atenta a qualquer sinal de inclinação de postes e árvores, ou rachaduras em muros e residências", orienta o comunicado.
Contatos de Emergência
As autoridades locais e equipes de socorro estão de prontidão para atender eventuais chamados decorrentes do temporal. Em caso de ocorrências ou situações de risco, a população deve acionar:
Defesa Civil: 199
Corpo de Bombeiros: 193
A instabilidade é provocada pelo calor associado à umidade e à aproximação de uma frente fria, fenômeno comum nesta época do ano no Meio-Oeste catarinense.