11/03/2016 às 11h08min - Atualizada em 11/03/2016 às 11h08min

Famílias assentadas têm assistência técnica garantida em Santa Catarina

As famílias assentadas pela reforma agrária em Santa Catarina têm garantida a prestação de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) até março de 2017. Dois termos aditivos ao contrato em vigor foram assinados nesta quinta-feira (10) entre o Incra e a Cooperativa de Trabalho e Extensão Rural Terra Viva (Cooptrasc), no valor total de R$ 7.636.480,51, e vão assegurar os serviços.

O superintendente substituto do Incra/SC, João Paulo Strapazzon, destacou que os serviços de Ater representam a principal política pública voltada para os  assentamentos de Santa Catarina. Para ele, a repactuação dos contratos representa a aplicação de valores expressivos no programa de reforma agrária, "o que denota o interesse da superintendência do Incra no desenvolvimento dos assentamentos, que estão entre os melhores do país".

Há cinco anos a Cooptrasc presta serviços de Ater a todas as famílias assentadas em território catarinense, promovendo e oferecendo, além dos serviços básicos de assistência técnica, oficinas de educação ambiental, cursos, intercâmbio, dias de campo e outras atividades que auxiliam na organização e na produção das famílias. Divididos em onze núcleos, cerca de 60 profissionais de diversas áreas mantém contatos contínuos com os agricultores assentados.

O presidente da Cooptrasc, Leandro Klemann, acredita que a assistência técnica prestada deve melhorar bastante a partir de agora, pois a equipe de profissionais é praticamente a mesma desde o início e "o vínculo técnico/família acaba gerando laços importantes, que resultam em uma maior confiança das famílias e consequente aceitação das orientações técnicas por elas recebidas", afirmou.

Planejamento
Os serviços de Ater prestados durante o ano passado ganharam em qualidade devido ao uso de informações sistematizadas no Sistema Integrado de Gestão Rural da Ates/Ater (Sigra). Esse sistema é uma ferramenta que organiza e gerencia um banco de dados e que gera informações atualizadas sobre a situação social, econômica e ambiental dos assentamentos, o que possibilita bases mais sólidas para um planejamento mais seguro.

Para o próximo período de serviços de Ater, o presidente da Cooptrasc disse que os técnicos devem aprimorar o trabalho conjunto com as cooperativas e organizações produtivas instaladas nos assentamentos. "O desafio é vincular os técnicos de Ater às cadeias produtivas existentes nas diversas regiões e gerar maior renda para as famílias, que é sempre o objetivo que a gente busca", disse Klemann.

Link
Notícias Relacionadas »
Moeda Compra Venda
Dólar Comercial 3,2003 3,2015
Dólar Turismo 3,1800 3,3300
Euro 3,6249 3,6297
Libra 4,2158 4,2215
Pesos 0,2155 0,2161