O Brasil se prepara para enfrentar um período prolongado de chuvas intensas. Segundo a previsão, o país terá 10 dias seguidos de precipitações com volumes que podem chegar a 100 milímetros em algumas áreas, conforme dados da Metsul Meteorologia. A instabilidade, que começa a se intensificar a partir desta sexta-feira (17), deve atingir todas as regiões do país, elevando o alerta para transtornos como alagamentos e deslizamentos de terra.
A sequência de chuvas é resultado da conjunção de um sistema de baixa pressão com uma frente fria, que favorece a formação de nuvens muito carregadas.
Sul em foco
A Região Sul é apontada como a mais castigada pelos temporais, com risco de volumes próximos a 100 mm principalmente no norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná.
Outras regiões
Centro-Oeste: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás devem registrar chuvas fortes e contínuas, com destaque para o Mato Grosso.
Nordeste: A chuva deve ganhar força, inclusive em áreas do sertão historicamente secas. O litoral da Bahia está entre os locais mais afetados, com risco de alagamentos.
Norte: Volumes devem superar a média prevista para o período, principalmente em áreas do Amazonas, Acre e Roraima.
Sudeste: A chuva deve atingir grande parte da região, com os maiores acumulados esperados para o leste de São Paulo e áreas do Espírito Santo.
A Defesa Civil de várias cidades já emite alertas e orienta a população a evitar áreas de risco e a entrar em contato com as autoridades em caso de emergência (199 ou 193). A tendência é de instabilidade prolongada até o fim da próxima semana
