Um grave acidente na manhã desta segunda-feira (12) resultou na morte de um caminhoneiro de 34 anos e na prisão de 15 pessoas por furto de carga na BR-376, em Imbaú, na região dos Campos Gerais do Paraná. O veículo, carregado com fardos de cerveja, saiu da pista em uma curva, colidiu e caiu no leito do Rio Charqueada.
O motorista, identificado como Jorge Edson dos Santos, natural de Ponta Grossa, ficou preso às ferragens da cabine e morreu no local antes da chegada das equipes de socorro.
Saque durante o resgate
Enquanto as equipes de segurança e resgate trabalhavam no local, populares e motoristas que passavam pela rodovia começaram a saquear a carga de cerveja. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o grupo ignorou a presença do corpo da vítima no veículo para realizar o furto.
Ao perceberem a chegada de reforços da Polícia Militar (PMPR) e da Polícia Civil, alguns suspeitos tentaram fugir por uma área de mata próxima, mas foram perseguidos e contidos.
Ao todo, foram detidos:
12 homens;
3 mulheres.
Os envolvidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil e devem responder pelo crime de furto de carga. De acordo com as autoridades, a integração entre as forças de segurança foi essencial para interromper a ação criminosa em um cenário de tragédia.
Investigação
A Polícia Científica realizou a perícia no local para identificar as causas do tombamento. O corpo do caminhoneiro foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML). Devido ao acidente e à operação policial, o trânsito no sentido Ponta Grossa-Imbaú operou em meia pista durante parte do dia, mas já foi liberado.
O sepultamento de Jorge Edson dos Santos ocorreu na tarde de terça-feira (13), no Cemitério Parque Campos Gerais, em Ponta Grossa.