Portal de Marcos Imprensa de Lebon Régis e Região

MENU

Notícias / Santa Catarina

Governo aperta o cerco e cobra devolução do auxílio emergencial de quem recebeu indevidamente

Pessoas que receberam os valores entre 2020 e 2021, mas que não atendiam aos critérios necessários, devem devolver a quantia recebida; entenda quem deverá ressarcir os cofres públicos

Governo aperta o cerco e cobra devolução do auxílio emergencial de quem recebeu indevidamente
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) iniciou a cobrança das pessoas que receberam indevidamente o auxílio emergencial durante o período da pandemia do Sars-CoV-2.

 

O monitoramento é feito pelo sistema VEJAE que pode ser acessado pelo site do ministério e onde o beneficiário pode consultar a sua situação. As pessoas que receberam o auxílio durante os anos de 2020 e 2021, mas que não atendiam aos critérios necessários, devem devolver os valores recebidos.

Quem está nessa situação, segundo a pasta, está sendo notificado por SMS, e-mail e pelo aplicativo Notifica.

Publicidade

Leia Também:

Processo de ressarcimento começou no início de março

No dia 6 de março, o ministério iniciou o processo de ressarcimento, ou seja, a cobrança para a devolução dos valores, com a notificação dos cidadãos que tinham algum indício de irregularidade no sistema.

No site da pasta há ainda o Guia do VEJAE, FAQ (Perguntas e respostas frequentes) e demais informações para regularizar a situação e tirar as dúvidas. É possível também acessar o site (veja aqui) para fazer a devolução voluntária do valor.

Auxílio emergencial irregular

Em 2022, um relatório da CGU (Controladoria-Geral da União) mostrou que o governo federal pagou o Auxílio Emergencial ao menos 135,7 mil mortos, entre abril de 2020 e março de 2021, na pandemia de covid-19.

O benefício custou o total de R$ 336,1 milhões aos cofres públicos. O valor refere-se apenas à primeira fase do auxílio, criado em abril de 2020.

*Com informações do R7.

Marcos Imprensa

Publicado por:

Marcos Imprensa

Marcos Imprensa: 20 Anos de Credibilidade e Informação para Lebon Régis e toda Região, Desde o seu lançamento em 2005, o Portal Marcos Imprensa tem sido um farol de informação e confiança para a cidade de Lebon Régis e toda a região....

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )