O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira (12), um alerta laranja de "perigo" para temporais em Santa Catarina. O aviso aponta para o risco de chuvas intensas, queda de granizo e ventos que podem variar entre 60 km/h e 100 km/h.
A área de abrangência do alerta inclui o Oeste, Serra, Vale do Itajaí e parte do Litoral catarinense. De acordo com o órgão, o volume de chuva pode chegar a 100 mm em 24 horas, o que eleva a preocupação com deslizamentos e enxurradas pontuais.
O que esperar do fenômeno:
Chuva intensa: Entre 30 e 60 mm/h ou até 100 mm/dia.
Ventos severos: Rajadas de 60 a 100 km/h.
Granizo: Risco de queda de pedras de gelo que podem danificar telhados e plantações.
Áreas em Risco
A instabilidade é provocada pelo avanço de uma frente fria combinada ao calor e à umidade vinda da região amazônica. As regiões mais afetadas, segundo o mapa do Inmet, são:
Grande Florianópolis
Oeste e Meio-Oeste
Serrana
Vale do Itajaí
"A população deve evitar buscar abrigo debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Também não é recomendável estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda", orienta o Inmet.
Recomendações da Defesa Civil
Em caso de rajadas de vento, a orientação é não utilizar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Se houver inundação, o ideal é proteger documentos e objetos de valor em sacos plásticos.
Qualquer ocorrência deve ser comunicada à Defesa Civil (telefone 199) ou ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).