Portal de Marcos Imprensa de Lebon Régis e Região

Terça-feira, 13 de Janeiro de 2026

Santa Catarina

Ciclone extratropical coloca três estados do Sul em alerta para tempestades nesta segunda

Fenômeno traz riscos de ventos fortes, queda de granizo e acumulados significativos de chuva; Defesa Civil recomenda atenção redobrada aos moradores da região.

Marcos Imprensa
Por Marcos Imprensa
/ 65 acessos
Ciclone extratropical coloca três estados do Sul em alerta para tempestades nesta segunda
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A semana começa sob vigilância meteorológica rigorosa na região Sul do Brasil. A formação de um ciclone extratropical no Oceano Atlântico, combinada com uma frente fria, mantém os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná sob alerta de tempestades severas nesta segunda-feira (12).

Riscos meteorológicos e áreas afetadas

De acordo com os principais institutos de meteorologia, o deslocamento do sistema de baixa pressão favorece a formação de nuvens carregadas. O alerta abrange desde o sul gaúcho até o leste paranaense, com diferentes níveis de intensidade:

Leia Também:

Ventos intensos: Rajadas que podem variar entre 60 km/h e 80 km/h, podendo atingir picos isolados mais altos em áreas litorâneas.

Volumes de chuva: Previsão de acumulados que podem superar os 50 mm em curto período, elevando o risco de alagamentos urbanos.

Granizo: Há possibilidade de queda de granizo de forma isolada, especialmente em áreas de serra e planalto.

Situação por Estado

Estado Principais Alertas Áreas de Atenção

Rio Grande do Sul Ventos fortes e declínio de temperatura Litoral Sul e Região Metropolitana

Santa Catarina Chuvas volumosas e raios Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Oeste

Paraná Temporais isolados Sudoeste

Orientações da Defesa Civil

As autoridades de segurança e proteção civil reforçam que a população deve evitar áreas abertas durante os períodos de chuva forte. A recomendação é que, em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores ou estruturas metálicas vulneráveis, devido ao risco de quedas e descargas elétricas.

"A combinação de calor e a chegada da frente fria potencializa as instabilidades. O monitoramento é constante, e os avisos de curto prazo enviados por SMS são fundamentais para a segurança de todos", afirma o boletim da Defesa Civil.

Previsão para os próximos dias

A tendência é que o ciclone se desloque rapidamente em direção ao alto-mar entre a noite de segunda e a madrugada de terça-feira (13). No entanto, a retaguarda do sistema deve trazer uma massa de ar mais seco, provocando uma queda suave nas temperaturas e a estabilização do tempo a partir de quarta-feira na maior parte da região Sul.

 

 

Marcos Imprensa

Publicado por:

Marcos Imprensa

Marcos Imprensa: 20 Anos de Credibilidade e Informação para Lebon Régis e toda Região, Desde o seu lançamento em 2005, o Portal Marcos Imprensa tem sido um farol de informação e confiança para a cidade de Lebon Régis e toda a região....

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!