A Defesa Civil de Santa Catarina (SDC/SC) emitiu um Aviso Especial na manhã desta segunda-feira (8 de dezembro de 2025) alertando para a formação e atuação de um ciclone extratropical, que deverá deixar o tempo instável e perigoso em todo o estado. Para Lebon Régis, localizada no Planalto Norte, e municípios vizinhos, o alerta é de risco MODERADO a ALTO para ocorrências já nesta segunda, podendo subir para risco MUITO ALTO na terça-feira (09).
De acordo com o aviso, elaborado pelos meteorologistas Augusto Pereira e Jéssica Silva, a instabilidade começa a ganhar força ao longo da tarde e noite desta segunda-feira (08).
Na região de Lebon Régis, as condições são favoráveis para a ocorrência de temporais com chuva intensa, rajadas de vento fortes e eventual queda de granizo. A SDC/SC não descarta a ocorrência de tempestades severas no Grande Oeste e Planalto Norte. O risco é MODERADO a ALTO para ocorrências como alagamentos, enxurradas, destelhamentos, queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica.
Risco aumenta para 'MUITO ALTO' na terça
O cenário deve se agravar na terça-feira (09), quando as instabilidades se intensificam com o avanço do ciclone em direção ao estado. A chuva segue persistente e, por vezes, intensa em curtos períodos, começando já na madrugada.
Neste dia, o risco é classificado entre MUITO ALTO e ALTO para ocorrências associadas, principalmente, a alagamentos e enxurradas em Lebon Régis e toda a faixa afetada. Há também risco MODERADO para deslizamentos de terra.
A Defesa Civil reforça a importância de acompanhar as atualizações e alertas emitidos nos próximos dias.
Recomendações da Defesa Civil:
Durante os temporais: Busque um local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados.
Em caso de ventos fortes: Evite transitar e/ou abrigar-se próximo de árvores, placas, muros e postes de energia.
Em caso de chuva intensa e alagamentos: Jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.
Em caso de emergência, a população deve ligar 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros).