Um incêndio de grandes proporções atingiu um estabelecimento comercial (bar e boate) na madrugada deste sábado (27), em Santa Cecília, na Serra Catarinense. O sinistro ocorreu na altura do km 133 da BR-116, próximo ao trevo de acesso à SC-350.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, a corporação foi acionada por volta da 00h08. O aviso foi dado presencialmente no quartel por um Bombeiro Civil Profissional, familiar da proprietária do estabelecimento, que informou sobre a emergência.
Ao chegarem ao local, as guarnições encontraram a edificação mista, de aproximadamente 450 metros quadrados, completamente tomada pelas chamas (fase de desenvolvimento completo). O imóvel possuía quatro quartos, cozinha, salão, banheiro e área de churrasqueira.
Combate às chamas e riscos
Para controlar o fogo, os bombeiros precisaram montar uma estratégia de defesa para evitar que as chamas se alastrassem para imóveis vizinhos. O combate inicial priorizou a proteção de uma residência de madeira e de um galpão de 20 m² situados ao lado e aos fundos da boate.
Durante a operação, as equipes realizaram o gerenciamento de riscos, cortando a energia elétrica e retirando do interior do imóvel quatro botijões de gás (dois modelos P13 e dois P2), prevenindo possíveis explosões.
Foram utilizados cerca de 24.500 litros de água para a extinção do fogo e o rescaldo. A operação mobilizou três viaturas (ABTR-59, ASU-571 e AT-08) e durou aproximadamente 4 horas e 30 minutos, sendo duas horas de combate direto e o restante para rescaldo e segurança da área.
Causas e Atendimentos
Segundo relatos da proprietária e de funcionárias aos bombeiros, o fogo teria começado após um curto-circuito em um dos quartos da edificação.
Apesar da gravidade dos danos materiais, não houve vítimas atingidas diretamente pelo fogo. No entanto, a equipe de socorro atendeu duas mulheres, uma de 60 e outra de 20 anos, que apresentaram crises de ansiedade devido ao susto.
Após o término dos trabalhos, o local foi isolado e deixado sob responsabilidade dos proprietários.