Um incêndio de grandes proporções destruiu uma residência de madeira na noite deste sábado (3), no bairro Cristo Rei, em Santa Cecília, no Meio-Oeste de Santa Catarina. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, o imóvel de aproximadamente 45 m² foi completamente tomado pelas chamas.
A guarnição foi acionada por volta das 21h12 para atender a ocorrência na Rua João Furtado Sobrinho. Ao chegarem ao local, os bombeiros encontraram o incêndio em fase de desenvolvimento completo. Apenas o banheiro da casa, construído em alvenaria, não foi totalmente consumido de imediato.
Propagação e Riscos
Devido à intensidade do fogo e ao material combustível da casa, as chamas começaram a se propagar para uma residência de alvenaria localizada nos fundos do terreno. O calor extremo também atingiu uma terceira casa, situada em uma parte mais elevada do terreno, causando o derretimento do forro de PVC.
"Por medida de segurança, os moradores das edificações adjacentes foram orientados a evacuar a área imediatamente", informou o relatório da guarnição.
Operação de Combate
Para conter o avanço do fogo, os bombeiros montaram duas linhas de ataque: uma focada no combate direto à residência principal e outra dedicada ao resfriamento da casa vizinha para evitar que ela também fosse destruída.
A operação contou com o apoio de um Bombeiro Civil Profissional, que auxiliou no deslocamento de um caminhão-tanque até o local. No total, foram utilizados 9,5 mil litros de água entre o combate às chamas e o rescaldo (finalização dos focos remanescentes).
Moradores ausentes
No momento em que o fogo começou, não havia ninguém dentro da casa. Após o controle da situação, um homem de 41 anos se identificou como morador e relatou que divide o imóvel com um primo, mas que ambos estavam fora no início do sinistro.
As causas do incêndio ainda não foram determinadas e devem ser apontadas após perícia técnica. A operação durou cerca de uma hora e ninguém ficou ferido.