Um episódio trágico chocou a capital paraibana neste domingo (30). Um homem morreu após invadir deliberadamente o recinto de uma leoa no Parque Zoobotânico Arruda Câmara, conhecido como Bica, em João Pessoa. A informação foi confirmada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).
O homem que morreu, neste domingo (30), após ser atacado por uma leoa dentro do Parque Zoobotânico Arruda Câmara, em João Pessoa, foi identificado como ‘Vaqueirinho’, de 19 anos.
A foi atacada pelo animal e veio a óbito em decorrência dos graves ferimentos.
Invasão Deliberada
De acordo com a administração municipal, o homem agiu de forma rápida e insistente para acessar a área restrita. O invasor teria escalado as estruturas de segurança, incluindo uma parede de mais de 6 metros, e grades para entrar na jaula da leoa, chamada Leona, de 18 anos.
Testemunhas relataram que o homem chegou a descer pelo tronco de uma árvore que fica dentro do cercado. Equipes de segurança do parque tentaram impedir a ação, mas não tiveram sucesso. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento da invasão e do ataque.
Parque Fechado para Investigação
Em nota, a prefeitura lamentou o ocorrido e informou que o Parque Zoobotânico Arruda Câmara foi interditado imediatamente para a remoção do corpo e apuração dos fatos pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam).
A PMJP ressaltou que o sistema de proteção do zoológico atende a todas as normas técnicas exigidas e que o recinto da leoa possui medidas de segurança que, inclusive, excedem o padrão.
"A Prefeitura se solidariza com a família da vítima e esclarece que, apesar de toda segurança existente, que atende às normas técnicas, o homem insistiu na invasão, culminando nesse episódio lamentável", diz trecho do comunicado oficial.
Estado da Leoa
Um médico veterinário do parque informou que a leoa, que pesa cerca de 130 kg, está bem, apesar do alto nível de estresse e choque provocado pela situação. O animal conseguiu retornar ao seu recinto de segurança por comandos da equipe técnica, sem a necessidade de uso de tranquilizantes.
O Parque Zoobotânico Arruda Câmara ficará fechado para visitas até o fim das investigações da Polícia Científica da Paraíba (IPC) e dos procedimentos oficiais. A prefeitura segue colaborando com as autoridades para esclarecer as circunstâncias da invasão.